sexta-feira, 18 de março de 2011

Oração aos estagiários.

Lembrei de algo, senti-me feliz. Rui Barbosa em seu discurso aos formandos escreveu-nos: uma oração aos moços. Inspirei, vi na foto dos estagiários do Fórum de Cuiabá, a chance de escrever sobre aquilo que mexe comigo. Era como se ao final do discurso, minha imaginação mostrasse Rui saindo do púlpito e olhando para mim falasse: “a foto dos estagiários, escreva sobre isto, vale a pena lembrar o que você viveu e pensar sobre o que eles vivem”.
Ah como é bela, a força do exemplo, a luta na vida é este o maior de todos os sentidos. Viva a luta, lute pela vida. O céu lhe responderá com um azul mais intenso, a folha da mangueira terá um verde mais brilhante, o peixe que come terá mais sabor, o chão que pisa será mais firme, e até a luta pelo justo dentro da própria Justiça lhe será mostrado com um propósito, e não como insensatez.
Aos estagiários, não prego nada, não sou padre nem pastor. O que faço é orar nas escritas. Entendi as letras, formei vocábulos, coordenei frases, escrevi orações, fui Bacharel em Direito. Quando tudo parecer compreensível, sigo o caminho, e faça o que tenha que ser feito. Hoje, eu, peticiono pedidos, sei o direito, amo a justiça, vivo a luta, e luto pela vida como Advogado.
Aquela foto é digna de moldura. Pendure-a na parede, faça-a dela o seu diploma. Mostrará que como estagiário já sabia o que era Direito, já amava a justiça, sobretudo compreendia o que era luta.
Nenhuma Universidade ensina tal lição. O estágio de direito é a Universidade da prática. Nenhuma disciplina ensina o que ganhar respeito com uma profissão. O estagiário é escravo do conhecimento, não da exploração. Nenhum professor é capaz de teorizar um propósito. O estagiário de direito é aprendiz, seja para que for, mas deve ser aprendiz de sonhos da liberdade, da justiça, e da democracia.
Salários a receber, condições péssimas de trabalho, e precariedade na relação jurídica. Não haverá mudanças com dedos sempre apontados para cima, e cabeças abaixadas. Parabéns, todo o respeito ao estagiário, toda justiça ao que nos atende, toda força aos que lutam.
No início, tive a lembrança, era dos meus seis anos de estágio, já comecei a estagiar um ano antes de entrar na faculdade. Tudo o que passei e apreendi. Nada foi mais significativo, e sou sincero em dizer, do que saber que aquilo que era meu não seria dado, seria conquistado.

Bruno J.R. Boaventura.

Um comentário:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Fique por dentro do I Encontro de Blogueiros de Mato Grosso acessando sua página na internet: www.encontrodeblogueirosdemt.blogspot.com. A página vem sendo atualizada com informações que chegam do fórum Encontro Nacional de Blogueiros e aguarda a participação do internauta, sugerindo, enviando informações relacionadas, artigos, reportagens, enfim, tudo que possa contribuir para o fortalecimento do evento.
Tudo isso pode ser enviado para estes e-mails: sandracarvalho100@gmail.com ou vgnewsmt@gmail.com .

O I Encontro de Blogueiros de Mato Grosso acontece em Cuiabá nos dias 8 e 9 de abril e já tem presença confirmada do jornalista Paulo Henrique Amorim e sua esposa, a jornalista Geórgia Pinheiro, além dos dois mais polêmicos blogueiros do Rio de Janeiro, Nanda Tardim e Laerte Braga.

Paulo Henrique Amorim que, na manhã do dia 9, estará proferindo palestra na manhã do dia 9 sob o tema 'O papel e os desafios da internet na nova imprensa do Brasil'. Paulo Henrique é titular do 'Conversa Afiada', um dos mais prestigiados e acessados blogs políticos do Brasil. A jornalista Geórgia Pinheiro falará sobre o tema 'Como financiar a blogosfera'.